Capitalismo,

                                  Capitalismo

                                                            Capitalismo é um sistema econômico
                                               baseado na propriedade privada dos meios de produção
                                                              e sua operação com fins lucrativos.
                                                                       BAIXAR ARQUIVO

Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos.[1][2][3] As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos.[4][5] Em uma economia de mercado, a tomada de decisão e o investimento são determinados pelos proprietários dos fatores de produção nos mercados financeiros e de capitais, enquanto os preços e a distribuição de bens são principalmente determinados pela concorrência no mercado.[6][7]

Economistas, economistas políticos, sociólogos e historiadores adotaram diferentes perspectivas em suas análises do capitalismo e reconheceram várias formas dele na prática. Estas incluem o capitalismo de livre-mercado ou laissez-faire, capitalismo de bem-estar social e capitalismo de Estado. Diferentes formas de capitalismo apresentam diferentes graus de mercados livres, propriedade pública,[8] obstáculos à livre concorrência e políticas sociais sancionadas pelo Estado. O grau de concorrência nos mercados, o papel da intervenção e da regulamentação e o alcance da propriedade do Estado variam nos diferentes modelos de capitalismo.[9] A maioria das economias capitalistas existentes são economias mistas, que combinam elementos de mercados livres com intervenção estatal e, em alguns casos, planejamento econômico.[10]

As economias de mercado existiram sob muitas formas de governo, em diferentes momentos históricos, lugares e culturas. No entanto, o desenvolvimento das sociedades capitalistas marcado por uma universalização das relações sociais baseadas no dinheiro, uma classe de trabalhadores assalariados consistentemente abrangente e uma classe que domina o controle da riqueza e do poder político desenvolveu-se na Europa Ocidental em um processo que levou à Revolução Industrial. Os sistemas capitalistas com diferentes graus de intervenção direta do governo tornaram-se dominantes no mundo ocidental e continuam a se espalhar.

O capitalismo foi criticado por estabelecer o poder nas mãos de uma classe minoritária que existe através da exploração de uma classe trabalhadora majoritária; por priorizar o lucro sobre o bem social, os recursos naturais e o meio ambiente; e por ser um motor de desigualdades e instabilidades econômicas. Os defensores argumentam que o sistema proporciona melhores produtos através da concorrência, cria um forte crescimento econômico, produz produtividade e prosperidade que beneficia grandemente a sociedade, além de ser o sistema mais eficiente conhecido para alocação de recursos.

No final da década de 1970, Hong Kong se estabeleceu como um grande entreposto entre o mundo e a China. A cidade tornou-se um importante centro comercial e centro financeiro e é considerada uma cidade mundial e uma das oito cidades Alpha+. Ela ficou em quinto lugar no 2014 Global Cities Index após Nova York, Londres, Tóquio e Paris. A cidade tem uma das maiores rendas per capita do mundo e a mais severa desigualdade de renda entre as economias avançadas. Tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano e está altamente classificado no Relatório de Competitividade Global. Hong Kong é o terceiro centro financeiro mais importante depois de Nova York e Londres. A economia de serviços, caracterizada pela baixa tributação e pelo livre comércio, foi considerada uma das políticas econômicas mais laissez-faire do mundo, e a moeda, o dólar de Hong Kong, é a 13ª moeda mais negociada do mundo.

A indústria de ardósia no País de Gales começou durante o romano britânico quando ardósia foi usado para telhar o forte em Segôncio, moderna Caernarfon. A indústria de ardósia cresceu lentamente até o início do século 18, desde o momento em que se expandiu rapidamente e atingiu seu pico de produção no final do século 19, altura em que as áreas de produção de ardósias mais importantes estavam no noroeste do País de Gales. Estes incluíram a Penrhyn Quarry perto de Bethesda, Dinorwig Pedreira perto de Llanberis, Nantlle Valley e Blaenau Ffestiniog, onde a ardósia era minarada em vez de inclinada. Penrhyn e Dinorwig eram as duas maiores pedreiras de ardósia do mundo, e a mina Oakeley em Blaenau Ffestiniog era a maior mina de ardósia do mundo. A Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial levaram ao encerramento de muitas pedreiras menores, e a concorrência de outros materiais de cobertura, particularmente telhas, resultou no fechamento da maioria das pedreiras maiores em As décadas de 1960 e 1970. A produção de ardósia continua em uma escala muito reduzida. 



A VERDADE QUE LIBERTA BR

Share this post :

Postar um comentário

 
Support : A VERDADE QUE LIBERTA BR | A VERDADE QUE LIBERTA BR | ROQUE RSA
SALVADOR BAHIA © 2011. A VERDADE QUE LIBERTA BR - A VERDADE QUE LIBERTA BR
Template Created by HISTORIA POLITICA RELIGIÃO
SALVADOR BAHIA BR