China / Partido Comunista Chinês (CCP) OU PCC - 1958-1961


partidos políticos da China




Fome de 1958-1961 na China

 Partido Comunista Chinês (CCP)

O Partido Comunista da China (PCCh) foi fundado em julho de 1921.

A Grande Fome Chinesa (em chinês tradicional: 三年大饑荒; chinês simplificado: 三年大饥荒; "três anos de fome") foi um período da história da República Popular da China (RPC) que se caracterizou por uma fome generalizada entre os anos 1959 e 1961. Alguns pesquisadores também incluíram os anos de 1958 ou 1962. A Grande Fome Chinesa é amplamente considerada como a fome mais mortal e um dos maiores desastres provocados pelo homem na história da humanidade, com um número estimado de mortes que varia de 15 a 55 milhões

A República Popular da China (Zhōnghuá Rénmín Gònghéguó - 中华人民共和国) é um Estado de partido único sob a liderança do Partido Comunista Chinês (CCP) que se define na sua Constituição como "ditadura democrático-popular, conduzida pela classe trabalhadora e baseada na aliança dos trabalhadores e dos camponeses — que é, no fundo, a ditadura do proletariado(...)" . O art. 5° da Constituição de 04 de dezembro de 1982, prevê, no entanto, a existência de outros partidos além do Partido Comunista da China (Zhōngguó Gòngchǎndǎng - 中国共产党), [1]que é denominado o partido dirigente. Entretanto, a dominação do Partido Comunista é tal que a China é efetivamente um estado de partido único, assim apenas o Partido Comunista Chinês detém o poder eficaz a nível nacional.

Apesar do sistema político da RPC permitir também a participação de outros partidos menores e pessoas sem filiação partidária no Congresso Nacional do Povo (NPC), na prática é impossível ou bastante difícil a eleição de qualquer destes para as instâncias superiores de representação em razão do sistema político, que se compõe de uma série de eleições indiretas.

Oito partidos menores, denominados de "partidos democráticos", também participam do sistema político sujeitando-se à liderança do partido dominante e cooperando com este:  

Partidos e organizações sociais
2004/06/15

A China é um país de diversos partidos políticos. Além do Partido Comunista da China, que está no Poder, existem outros partidos com o nome genérico de "partidos democráticos". Desde sua fundação, os partidos democráticos colaboraram de diferentes modos com o Partido Comunista. Eles responderam ao chamado do Partido Comunista para a convocação de uma Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh). Em setembro de 1949, o Partido Comunista e personalidades democráticas celebraram a I Sessão Plenária da CCPPCh. Durante a sessão, aprovaram o "Programa Comum", que tinha o caráter de Constituição provisória, e elegeram o Governo Popular Central. Assim nascia a República Popular da China.

A partir da fundação da República Popular, todos os partidos democráticos participam dos assuntos importantes para a vida política do país. Muitas personalidades representativas destes partidos são deputados das assembléias populares e membros junto à Conferência Consultiva Política do Povo Chinês em seus diversos níveis. Nos comitês permanentes das assembléias populares, nos comitês das conferências consultivas políticas, nos organismos governamentais, nos departamentos econômicos, culturais, educacionais, científicos e tecnológicos dos diversos níveis, muitos militantes têm cargos de dirigentes. Os partidos democráticos da China não são partidos fora do Poder, tampouco são partidos de oposição, mas amigos do Partido Comunista da China. São partidos participantes do Poder. Com o Partido Comunista da China mantêm relação de "coexistência duradoura e supervisão mútua, tratamento recíproco com o coração à mão e íntima companhia tanto na glória como na desgraça".

Partido Comunista da China

O Partido Comunista da China (PCCh) foi fundado em julho de 1921. Atualmente, conta com mais de 58 milhões de membros. De 1921 a 1949, o PCCh dirigiu o povo na árdua luta contra o imperialismo, o feudalismo e o capitalismo burocrático e conseguiu estabelecer a República Popular da China. Depois da fundação da Republica Popular, o PCCh dirige o povo de todas as etnias para a salvaguarda da independência e a segurança do país, para realizar a mudança da nova democracia para o socialismo, e para desenvolver de modo planificado e em grande escala a construção socialista, fazendo que a economia e a cultura da China consigam um desenvolvimento sem precedentes.

Em setembro de 1997, o PCCh celebrou seu XV Congresso Nacional, que tem significado histórico de grande importância. Nesse congresso apresentou-se a teoria de Deng Xiaoping como guia do Partido; apresentou-se o programa fundamental do Partido na etapa primária do socialismo; se elaboraram as metas básicas e políticas fundamentais para o desenvolvimento econômico, político e cultural. O Congresso assinalou com clareza: O período que seguirá de agora até os primeiros dez anos do próximo século é período chave para a modernização da China. Nesse tempo, será necessário promover a transformação radical do sistema e o modo de crescimento econômico, estabelecer um sistema econômico de mercado socialista relativamente perfeito e manter a economia nacional num desenvolvimento sustentado, acelerado e são, para lançar sólida base para a realização da modernização na metade do próximo século. Atualmente, o PCCh dirige o povo na construção do socialismo com peculiaridades chinesas e se esforça por realizar seu objetivo final.

O órgão superior dirigente do PCCh é o Congresso Nacional, que se realiza cada cinco anos, e o Comitê Central eleito por ele, que se reúne em plenário pelo menos cada ano. A Sessão Plenária do Comitê Central elege o Burô Político, o Comitê Permanente do Burô Político e o Secretário Geral do Comitê Central e decide sobre a composição do Secretariado do Comitê Central. O Burô Político e seu Comitê Permanente exercem as funções do Comitê Central durante o intervalo das sessões plenárias deste. O Secretariado do Comitê Central é o organismo executivo do Burô Político e seu Comitê Permanente. O Secretário-Geral se encarrega de convocar as reuniões do Burô Político e de seu Comitê Permanente e preside o trabalho do Secretariado. Jiang Zemin é o atual Secretário Geral do Comitê Central do PCCh.

Comitê Revolucionário do Kuomintang da China

Fundado em janeiro de 1948, possui mais de 53 mil membros. A atual Presidente do Comitê Central é He Luli. Seus integrantes e simpatizantes são principalmente ex-kuomintanistas e personagens que têm relação histórica com o Kuomintang.

Liga Democrática da China

Fundada em outubro de 194l, conta com mais de 130 mil membros. Ding Shisun é o Presidente do Comitê Central. Seus militantes e partidários são em geral intelectuais da camada superior e média.

Associação de Construção Democrática da China

Fundada em dezembro de 1945, conta com mais de 69 mil militantes procedentes principalmente dos círculos econômicos e seus partidários são estudiosos e especialistas da matéria econômica. Seu presidente é Cheng Siwei.

Associação Chinesa para a Democracia

Estabelecida em dezembro de 1945, tem mais de 65 mil membros e seus partidários são intelectuais dedicados ao ensino, à cultura, às ciências e às edições. Xu Jialu é o presidente do Comitê Central.

Partido Democrático dos Camponeses e Operários da China

Fundado em agosto de 1930, conta com mais de 65 mil membros. O Presidente do Comitê Central é Jiang Zhenghua. Seus membros e simpatizantes são principalmente intelectuais dos círculos médicos e da saúde, cientistas, tecnólogos, pessoas da educação e da cultura.

Zhigongdang da China

Fundado em outubro de 1925, conta com 15 mil integrantes e seus simpatizantes são principalmente chineses do ultramar de volta à pátria, seus familiares, personalidades e especialistas e estudiosos relacionados com o exterior. O Presidente do Comitê Central é Luo Haocai.

Sociedade "3 de Setembro"

Fundada em dezembro de 1944, conta com mais de 68 mil militantes. Wu Jieping é o Presidente do Comitê Central. Seus militantes e simpatizantes são intelectuais das camadas médias e superiores dos círculos científicos, tecnológicos, culturais, educacionais, médicos e de saúde.

Liga para a Democracia e a Autonomia de Taiwan

Estabelecida em novembro de 1947, conta com mais de 1.600 integrantes. Seus simpatizantes são originários de Taiwan e habitam no continente. Zhang Kehui é o Presidente do Presidium Central.

Na China há diversas organizações sociais e as principais são:

Federação Nacional dos Sindicatos da China

É o órgão dirigente máximo nacional de todas as organizações sindicais, incluídas as da indústria. Fundada em maio de 1925, conta com 91.310.000 membros. Wei Jianxing é o Presidente do Comitê Executivo.

Confederação Nacional de Jovens da China

É uma organização conjunta das diversas agrupações juvenis do pais. Fundada em maio de 1949, atualmente Bayin Chaolu é o Presidente da Confederação Nacional. Entre seus membros coletivos a da Liga da Juventude Comunista da China é o núcleo da Confederação e também é uma organização de massas dos jovens chineses de vanguarda. A Liga foi fundada em maio de 1922 e tem atualmente 68.500.000 membros. O Primeiro Secretário do Secretariado do Comitê Central da Liga da Juventude Comunista da China é Zhou Qiang.

Federação Nacional das Mulheres da China

É uma organização social de massas das mulheres chinesas de todos os círculos e etnias unidas para conseguir maior emancipação. Foi fundada em abril de 1949. Peng Peiyun é a Presidente do Comitê Executivo.

Federação Nacional de Industriais e Comerciantes da China

Sociedade popular, organizada pelos círculos industriais e comerciais e pelas câmaras extra-governamentais de comércio, fundada em outubro de 1953. Jing Shuping é o atual Presidente do Comitê Executivo.

               A VERDADE QUE LIBERTA RSA



 

Share this post :

Postar um comentário

 
Support : A VERDADE QUE LIBERTA BR | A VERDADE QUE LIBERTA BR | ROQUE RSA
SALVADOR BAHIA © 2011. A VERDADE QUE LIBERTA BR - A VERDADE QUE LIBERTA BR
Template Created by HISTORIA POLITICA RELIGIÃO
SALVADOR BAHIA BR