O Livre Arbítrio, Santo Agostinho


BAIXAR ARQUIVO
O Livre Arbítrio, Santo Agostinho 

LIVRO 1

LIVRO 2

O que significa Deus não,se,deixa escarnecer?

É possível enganar as pessoas. É possível criar uma “máscara” que se apresenta bem de você para as pessoas ao seu redor, mas que não tem nada, na verdade, apoiando-se na realidade.

O objetivo das pessoas que fazem este tipo de coisa é colher os benefícios do comportamento de um justo sem fazer nada de justo. Um bom exemplo disso são as pessoas que se gabam sobre o quanto eles dão para a obra do Senhor, mas sem realmente dar algo significativo em tudo.

Não é, por outro lado, possível enganar a Deus. Deus é onisciente e sabe tudo o que está acontecendo em sua criação. Ele vê o que as pessoas afirmam estar fazendo e ele vê o que eles realmente fazem em particular.

Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. Mateus 6:4

Deus conhece os nossos pensamentos mais profundos. Ele sabe o que é genuíno e que é falso.

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. Romanos 8:27

Portanto alguém que tenta escarnecer, ou seja, “enganar” a Deus, está apenas enganando a si mesmo. Uma vez que estão bem conscientes da existência e natureza de Deus, eles se convenceram de que Deus vai esquecer, ou não vai dar importância para o que estão fazendo.

Aparentemente algumas pessoas podem se beneficiar de suas más atitudes, porém a lei existente no Reino é muito simples:

“…porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

Paulo está falando sobre onde está sendo semeado e isso fica claro no versículo seguinte:

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8

Quando entendemos realmente a lei da semeadura, passamos a trabalhar e a doar de nosso tempo e nossos recursos para o que de fato importa. Paulo ainda enfatiza a necessidade de fazer o bem:

E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gálatas 6:9,10

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”        (Gálatas 6.7,8)

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente. o que tomar o seu nome em vão.
Êxodo 20:7

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Tiago 1:13,14

Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
3 João 1:2

Algumas pessoas numa atitude de sombaria tenta escarnecer do Eterno Deus e de sua Palavra

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Gálatas 6:7,8

Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Gálatas 6:3

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
Tiago 1:22-27

                        A VERDADE QUE LIBERTA BR

Share this post :

Postar um comentário

 
Support : A VERDADE QUE LIBERTA BR | A VERDADE QUE LIBERTA BR | ROQUE RSA
SALVADOR BAHIA © 2011. A VERDADE QUE LIBERTA BR - A VERDADE QUE LIBERTA BR
Template Created by HISTORIA POLITICA RELIGIÃO
SALVADOR BAHIA BR