Campos de Concentração


BAIXAR ARQUIVO

                         Campos de Concentração

Campos de Concentração é o estabelecimento utilizado para a detenção, suposta reeducação, exploração de mão-de-obra gratuita ou mesmo extermínio de presos políticos, prisioneiros de guerra e membros de grupos étnicos, por motivos ideológicos, políticos e militares.

Em diversos momentos da história, a combinação de autoritarismo político e uso arbitrário do poder militar levou ao surgimento de campos de concentração.
Os campos de concentração não integram os sistemas penitenciários usuais, onde são presas as pessoas condenadas segundo a legislação civil, nem se confundem com os centros de confinamento dos prisioneiros de guerra, os quais se organizam de acordo com os princípios do direito internacional. São prisões sem qualquer vinculação com a norma jurídica, e não passam de uma manobra econômica para recrutar mão-de-obra a preço vil, voltada sobretudo à produção de guerra, e de uma manobra política para subjugar grupos sociais dissidentes ou contrários às diretrizes estatais.
Antecedentes
A história dos campos de concentração começa em 1896, quando o governo de Madri decretou uma política dita de "concentração" com o propósito de esmagar a rebelião contra o domínio espanhol em Cuba. Milhares de homens, mulheres e crianças cubanas foram confinados em áreas cercadas de arame farpado, sob a guarda de soldados espanhóis. Pouco depois, na guerra dos bôeres, entre 1899 e 1902, o Reino Unido adotou um sistema semelhante, mantendo presas dezenas de milhares de pessoas, naturais do Transvaal e da Colônia do Cabo, até o fim das hostilidades.

Na União Soviética, os campos de concentração  passaram a ser empregados, desde 1917, como centros de trabalho forçado para os acusados de atividades contra-revolucionárias e de espionagem. Entre 1928 e 1932, esses campos alastraram-se para as regiões do norte da Rússia e da Sibéria, chegando ao auge durante os expurgos stalinistas de 1936 a 1938. Após a segunda guerra mundial, receberam prisioneiros de guerra e cidadãos soviéticos acusados de colaborar com o inimigo. Com a morte de Stalin, em 1956, muitos prisioneiros




 

Share this post :

Postar um comentário

 
Support : A VERDADE QUE LIBERTA BR | A VERDADE QUE LIBERTA BR | ROQUE RSA
SALVADOR BAHIA © 2011. A VERDADE QUE LIBERTA BR - A VERDADE QUE LIBERTA BR
Template Created by HISTORIA POLITICA RELIGIÃO
SALVADOR BAHIA BR